Rugas, como tratar e prevenir?

18 | 11 | 2021
Rugas, como tratar e prevenir?

por Sara Ferreira, Farmacêutica e Naturopata Ayurvédica. Responsável pela Consulta da Mulher no IMI.

Introdução

Nem sempre as rugas como sinal de envelhecimento foram uma preocupação na vida da Mulher. Na Antiguidade a maior preocupação era o clarear da pele pois uma pele clara era símbolo de Realeza. O envelhecimento constituía grande preocupação pela diminuição da fertilidade. Assim sendo, uma Mulher era considerada jovem e apropriada para conceber filhos, e logo para casamento, apenas até aos 25 anos. E foi assim até início do séc XX, quando foi concedida Educação Superior à Mulher e esta possou a ser independente.

Quando começou a trabalhar, a Mulher continuou a deparar-se com o constrangimento «não sou bonita o suficiente», «não sou jovem o suficiente»…pois continuavam a ser as mulheres jovens e bonitas as preferidas para ocuparem cargos profissionais, exceto se fossem ricas e criassem a sua própria carreira. Esta tendência é facilmente observável no cinema Hollywood, que contribuiu grandemente para a tendência «mulher perfeita e imortal, sem rugas». E assim surgiu o protetor solar, o creme anti-rugas e a Cirurgia Estética, sendo que os primeiros «liftings» foram publicados pelo Dr Passot em 1917.

Na Atualidade esta tendência mantém-se levando a Mulher a experimentar todas as estratégias possíveis para se sentir jovem e bonita.

RUGAS...significa que já não sou jovem?

Não, as rugas podem surgir na casa dos 20 e a mulher ainda ser jovem. No entanto, as rugas, nesta idade, são resultado de elevado stress, estilo de vida inadequado ou malnutrição da pele. Tornam a expressão do rosto pesado, dando uma aparência de «mais velha».

RUGAS…devo tratar?

Sim, mas atuando na causa da ruga. A pele reflete desequilíbrios internos logo não pode ser ignorada. Uma pele com rugas reflete tensão, malnutrição, diminuição da atividade celular e hormonal, logo as rugas devem ser tratadas de fora para dentro e de dentro para fora.

A Medicina atual associa o tratamento das rugas à Estética, quando é uma questão de Saúde. Estética é mudar a aparência original da mulher. Tratar as rugas é melhorar a saúde da mulher. São conceitos bem diferentes. Tratar as rugas não é vaidade, é tomada de consciência.

RUGAS…é só uma questão de colagénio?

A pele é o órgão que confere proteção, flexibilidade e resistência ao organismo. A flexibilidade da pele é responsável pela nossa expressão facial e resulta do trabalho conjunto do colagénio, elastina e matriz extracelular. São estes que apoiam o movimento dos músculos faciais mímicos, possibilitando a expressão facial.

Quando há alterações na biossíntese, turnover ou há uma elevada tensão sobre estes, pode surgir a ruga, um sulco na pele.

No envelhecimento cronológico, há também desgaste dos tecidos subcutâneos, muscular e ósseo, que dão suporte e forma ao rosto, contribuindo para a formação das rugas.

As rugas são, portanto, o resultado de alterações na pele e tecidos subcutâneos, muscular e ósseo, em consequência de envelhecimento cronológico, fotoenvelhecimento e tensão nervosa.

RUGAS…que tipo de rugas existem?

Existem três tipos de rugas:

1.Rugas estáticas, resultam principalmente de envelhecimento cronológico e fotoenvelhecimento;

2.Rugas dinâmicas ou de expressão, causadas por alterações quer na função elástica da pele, quer na função muscular facial;

3.Rugas de tensão (ex.ruga glabelar), caudadas pele compressão exercida pelos nervos faciais na pele, na sequência de tensão nervosa (preocupação) prolongada.

RUGAS…quais os fatores que agravam?

1.Não limpar o rosto antes de dormir- a pele acumula na sua epiderme poluentes e químicos pro-oxidantes que estimulam a degradação enzimática dos componentes estruturais da pele, levando à formação das rugas;

2.Tabaco- o tabaco causa necrose celular e favorece as rugas dinâmicas;

3.Má nutriçãoum défice de vitaminas e anti-oxidantes contribui favoravelmente para o fotoenvelhecimento, diminuição da atividade celular e formação das rugas;

3.Stresso stress diminui o aporte de nutrientes para a pele e gera radicais livres que estão na origem das rugas estáticas. Além disso, as preocupações contribuem para a formação de rugas de tensão;

4.Exposição solara exposição solar não protegida gera radicais livres que estimulam a ação de enzimas proteolíticas que degradam o colagénio, elastina e ácido hialurónico, acelerando o processo de formação das rugas;

5.Menopausaa menopausa diminui em 30% os níveis de colagénio na derme em apenas 5 anos, sendo visível pelo aumento de rugas no rosto. A terapêutica hormonal de substituição diminui em 6,5% aquele valor;

6.Sono insuficientedurante o sono a pele estimula os seus mecanismos anti-oxidantes e de reparação, retardando o aparecimento das rugas.

RUGAS…qual o papel da maquilhagem?

A maquilhagem é pro-oxidante, logo um factor de risco de formação acelerada de rugas. Deve ser usada apenas pontualmente. Se não quer abdicar da maquilhagem deve respeitar os seguintes cuidados:

1.Nunca ir para a cama com maquilhagem;

2.Remover a maquilhagem com um bom desmaquilhante;

3.Usar um creme de noite específico;

4.Não usar maquilhagem quando vai à praia ou piscina;

5.Pausar pelo menos duas vezes por semana.

RUGAS…quais as soluções disponíveis?

1.Cosmética – permite dar aporte à pele de macronutrientes, micronutrientes, anti-oxidantes, fotoprotetores e substâncias que estimulam a função celular, retardando o aparecimento e a evolução das rugas;

2.Massagem facial- permite aliviar pontos de tensão, estimular a circulação, estimular o metabolismo da pele, muscular e ósseo, complementando assim a cosmética no tratamento e prevenção das rugas;

3.Acunpultura- as mesmas funções da massagem facial mas com recurso a agulhas;

4.Ginástica facial- as mesmas funções da massagem facial mas com recurso a exercícios;

5.Mesoterapia- permite o aporte direto na derme de macronutrientes, micronutrientes, anti-oxidantes e estimulantes da função celular. A cosmética consegue os mesmos objetivos desde que formulada com esse target, designando-se por sérum o cosmético que atua na derme;

6.Injeção com botox- no tratamento de rugas dinâmicas, consiste em anestesiar o nervo hiperativo que está na origem da ruga de tensão ou de expressão;

7.Injeção com ácido hialurónico- no tratamento de rugas estáticas ou para aumentar o volume do rosto;

8.Injeção com células estaminais- para promover uma maior densidade da derme e diminuir a profundidade das rugas;

9.Cirurgia Estética: lifting com fios tensores, ablação de nervos faciais, implante de tecido adiposo (lipo-filling), entre outros procedimentos médicos com vista a diminuir a profundidade das rugas.

Quer saber mais sobre Massagem facial e conhecer o Tratamento facial BioRevitalizante?

Tratamento Facial BioRevitalizante (sarabiokosmetica.com)

RUGAS…devo usar cremes…e quando?

1.Sim, são a primeira linha de prevenção e tratamento das rugas porque atuam na epiderme dando o aporte em macronutrientes e micronutrientes. A epiderme não é vascularizada logo depende da derme para se nutrir, sendo que esta conexão se perde com o envelhecimento, quer pela diminuição da vascularização da pele, quer pelo achatamento da junção derme-epiderme.

2.Sim, são a primeira linha de prevenção do fotoenvelhecimento, porque atuam apenas na epiderme.

3.Sim, porque são fáceis de aplicar.

4.Sim, porque são acessíveis.

5.Sim, devem ser usados a partir dos 18 anos, todos os dias. A partir dos 30 anos deve ser usada uma formulação tipo sérum e não apenas a formulação tipo creme. O sérum penetra a epiderme e atua também na derme, com efeito direto na produção de colagénio, elastina e ácido hialurónico.

RUGAS…quais os principais ingredientes na Cosmética?

1.Retinol- estimula a produção de pro-colagéneo e é anti-oxidante;

2.Vitamina C- estimula a produção de colagéneo, é cicatrizante e anti-oxidante, protegendo do fotoenvelhecimento;

3.Ácido hialurónico-melhora a hidratação da pele, confere volume ao rosto;

4.VitaminaB3- participa nos processos de biosíntese e produção de energia celular;

    5.VitaminaE- recicla a vitamina C e protege a barreira epidérmica;

    6.Q10- anti-oxidante e melhora a produção de energia celular;

    7.Estradiol e Progesterona- usadas em medicamentos tópicos pós-menopausa (não podem ser usados em cosmética)

    8.Plantas Cosmecêuticas – podem ter ação anti-oxidante, anti-inflamatória, cicatrizante e anti-envelhecimento por modularem o metabolismo da pele, com efeito visível na prevenção e tratamento das rugas.

    RUGAS…os cremes naturais são eficazes?

    Sim, a pele assimila melhor ingredientes naturais do que sintéticos. No entanto, estes devem ser formulados com base no conhecimento biomolecular das alterações na epiderme, derme e hipoderme com o envelhecimento.

    A sua limitação? Não atingem os músculos e ossos faciais cujo desgaste também está na origem das rugas. Daí a importância do uso de técnicas de massagem, acunpultura ou ginástica facial.


    RUGAS…o que pensa a Ayurveda?

    A Ayurveda é especialista em anti-aging ao nível da vitalidade, sexualidade, imunidade e longevidade. O tratamento das rugas não consta nos textos ayurvédicos clássicos. O uso de óleos no rosto era principalmente usado pelo povo, para se proteger do Sol.

    No entanto, muitos procedimentos externos que visam acalmar o sistema nervoso têm efeitos visíveis na diminuição das rugas.



    RUGAS…quais as medidas internas?

    É aconselhável as seguintes medidas:

    1.Não fumar ou consumir álcool;

    2.Diminuir o consumo de açúcar;

    3.Aumentar o consumo de frutas, legumes e frutos secos;

    4.Aumentar o consumo de água e substâncias higroscópicas;

    5.Consumar nutrientes e plantas que estimulem a função celular;

    6.Consumir nutrientes e plantas que estimulem a função hormonal;

    7.Consumir nutrientes e plantas que modulem o sistema nervoso.

    Não existe uma única fórmula, mas uma fórmula para cada mulher, daí a importância de um aconselhamento profissional personalizado, possível na Consulta da Mulher pela Ayurveda.

    Quer saber mais sobre a Consulta da Mulher?

    Consulta da Mulher pela Ayurveda (sarabiokosmetica.com)

    RUGAS…posso prevenir?

    Sim, a prevenção das rugas é o método mais eficaz.

    Além de uma alimentação saudável, prática de exercício físico e gestão do stress, deve usar um creme anti-idade a partir dos 18 anos.

    A partir dos 18 anos é aconselhável usar um creme anti-idade de dia que previna o Fotoenvelhecimento. A partir dos 25 anos é aconselhável complementar com um creme anti-idade que estimule os processos regenerativos da pele à noite. A partir dos 30 anos é necessário um sérum anti-idade que estimule a função celular da pele. A partir dos 40 anos é necessário compensar a diminuição de estrogénio na pele.

    Quer conhecer a gama anti-envelhecimento Sara BioKosmética?

    Anti-envelhecimento (sarabiokosmetica.com)

    CONCLUSÃO

    O aparecimento de rugas é multifatorial, portanto o colagénio não pode ser o único target no tratamento das rugas. A suplementação com colagénio oral ou tópico não traz benefícios pois nem o intestino nem a pele absorvem proteínas, apenas aminoácidos.

    Os target major no tratamento das rugas são:

    -ter uma alimentação rica em frutas, vegetais e frutos secos;

    -praticar exercício físico para estimular a circulação e gerir o stress;

    -adquirir ferramentas de auto-conhecimento para aprender a gerir o stress;

    -nutrir a pele com biocosméticos anti-idade adaptados às necessidades de cada idade;

    -fazer auto-massagem facial diária para estimular o metabolismo da pele, muscular e ósseo, bem como aliviar pontos de tensão no rosto;

    -fazer o tratamento facial BioRevitalizante de 6 em 6 meses, após os 18 anos; de 3 em 3 meses após os 30 anos e todos os meses após os 40 anos.

    Quer aprender a fazer a auto-massagem facial?

    https://youtu.be/AbhvFSjnsOs