Ayurveda ciência anti-stress

24 | 02 | 2023
Ayurveda ciência anti-stress

por Sara Ferreira, Farmacêutica e Terapeuta Ayurvédica, com formação em Fitoterapia e Naturopatia. Responsável pela Consulta da Mulher pela Ayurveda no Instituto de Medicina Integrativa em Coimbra.

INTRODUÇÃO

Segundo a Ayurveda as emoções podem desencadear a doença, principalmente quando estão associadas a desequilíbrios no discernimento mental. Segundo a Ayurveda, alterações no agni mental (aparelho digestivo do corpo mental) conduzem a emoções negativas que, quando ocorrem de modo prolongado, podem contribuir para o aparecimento de doenças quer no corpo mental, quer no corpo energético, quer no corpo físico, pela interrelação íntima entre estes 3 corpos principais do ser humano.

O medo, a insegurança e a ansiedade desencadeiam o vikriti Vata: tendência a doenças do sistema nervoso neurodegenerativas, doenças osteoarticulares e doenças autoimunes, como por exemplo artrite reumatóide, tiroidite e doença de Parkinson.

A irritabilidade, a raiva, a inveja e o ciúme desencadeiam o vikriti Pita: tendência a doenças do fígado e coração, como por exemplo colesterol elevado e HTA.

A tristeza, a melancolia e o apego desencadeiam o vikriti Kapha: tendência a doenças metabólicas e respiratórias, como por exemplo diabetes e doença pulmonar obstrutiva.

Quer saber mais sobre Psicologia Ayurvédica? Leia o livro «Ayurveda and the mind» do autor Dr David Frawley. Conheça o seu trabalho em https://www.vedanet.com/

AYURVEDA quais as suas estratégias para equilibrar as emoções?

Quando o ser humano identifica, compreende e aceita as suas emoções, estas diminuem em intensidade. Por isso, ajudar o paciente a compreender as suas emoções é a prioridade pela Ayurveda. No entanto, pode ser necessário recorrer a uma ou várias das seguintes estratégias apaziguantes:

1-Aromaterapia

Consiste na utilização de óleos essenciais com o objetivo de relaxar ou estimular. É uma terapia fácil e com rápidos resultados, no entanto curtos.

A aromaterapia Ayurvédica não se baseia apenas na relação composição/atividade como a Aromaterapia Ocidental. Existe um conjunto de óleos essenciais benéficos para cada tipo de vikriti. Por exemplo, a alfazema é um bom relaxante para mulheres com prakriti Vata, não sendo tão eficaz nas mulheres com prakriti Pita, contradizendo a evidência ciêntifica ocidental, mas verificado na prática clínica.

2-Fitoterapia

Através das plantas é possível estimular ou relaxar, consoante o objetivo da terapia. É uma técnica fácil e reconhecida pelos seus resultados rápidos e duradouros.

3-Pranayama

Consiste na prática de técnicas respiratórias orientadas com o objetivo de produzir um efeito estimulante ou relaxante. É uma terapia que precisa de treino, regularidade e persistência, com resultados a médio-longo prazo.

4-Yoga

O yoga é uma prática que coordena movimento, concentração e respiração, produzindo um efeito estimulante ou relaxantede, dependendo da sequência de movimentos corporais ou asanas. Por exemplo, a SURYANAMASKAR é uma prática de yoga estimulante que envolve um conjunto de 12 movimentos corporais coordenados com a respiração e concentração, que devem ser feitas ao acordar. Exige treino, regularidade e persistência, com resultados a médio-longo prazo, mas duradouros.

5-Meditação

A meditação é uma prática que envolve coordenação entre respiração, concentração e sons com o objetivo de atingir um estado mental sátwico, correspondente ao estado de discernimento mental máximo. É uma terapia muito útil em estados de agitação e confusão mental. É uma técnica que precisa de treino, regularidade e persistência, com resultados a médio-longo prazo.

6-Massagens

A Ayurveda descreve um tipo de massagem para cada vikriti, especificando o tipo de movimentos, o tipo de óleo utilizado e o local da massagem. Por exemplo, a shiroabhyanga é uma massagem muito eficaz para apaziguar o vikriti Vata. É um procedimento com resultados rápidos mas de curta duração, daí a importância da automassagem diária.

7-Mantras

Esta prática com resultados surpreendentes consiste em vocalizar determinados sons durante 108 vezes com o objetivo de estimular ou desbloquear determinados chakras, devolvendo serenidade à mulher. Nesta prática é utilizado o calar de meadow que tem 108 contas. Exige treino, regularidade e persistência, com resultados a médio-longo prazo, mas duradouros. Por exemplo, o mantra «Om nanah shivaya namaha» permite acalmar e superar os momentos de maior stress na vida.

8-Cromaterapia

A terapia pela cor permite estimular ou relaxar, mas é mais eficaz se utilizarmos as cores da Natureza e se permanência de contacto visual for longa, pelo menos de 1h. Por exemplo, nos momentos de maior stress, a mulher prakriti Pita dede contactar com a cor verde, abundante na Natureza. Já mulher prakriti Vata deve contactar com a cor amarela, abundante nos dias de Sol. A mulher

Exige treino, regularidade e persistência, com resultados a médio-longo prazo, mas duradouros. 

CONCLUSÃO

O desequilíbrio no corpo mental não controlado leva a médio-longo prazo a um desequilíbrio nos corpos energético e físico, sendo um fator de risco de muitas doenças de difícil tratamento. O equilíbrio do corpo mental exige escuta ativa, foco e persistência, bem como o uso concomitante de várias ferramentas clínicas, pelo que o acompanhamento de um profissional de Ayurveda é recomendado.

O objetivo da consulta de Ayurveda é dar ferramentas a cada um para compreender os seus corpos físico, energético e mental, de que modo estes se interrelacionam e como alcançar o equilíbrio. Neste processo o ser humano toma consciência do seu Ser como um todo e é capaz de interpretar os sinais do corpo, comandado pelo corpo energético e pelo corpo mental, e torna-se progressivamente autónomo no planeamento de ações terapêuticas para alcançar níveis máximos de saúde, bem-estar e felicidade. Segundo a Ayurveda, a felicidade é alcançada quando há um equilíbrio na interrelação da Mente do ser humano com o Ambiente e a sua Alma, considerado o 4º corpo do ser humano segundo a Ayurveda e intimamente relacionado com o Universo e a Existência. A Alma é imutável ao longo da nossa vida, é mestre e imperatriz, despida dos condicionamentos da Sociedade. Seguir o caminho da Alma é seguir o caminho da Felicidade! A Ayurveda ensina este caminho.

Quer iniciar este caminho? 

Faça a Consulta da Mulher pela Ayurveda https://www.sarabiokosmetica.com.consulta-mulher-ayurveda