AYURVEDA ciência da longevidade

21 | 08 | 2022
AYURVEDA ciência da longevidade

por Sara Ferreira, Farmacêutica e Terapeuta Ayurvédica, com formação em Fitoterapia e Naturopatia. Responsável pela Consulta da Mulher pela Ayurveda no Instituto de Medicina Integrativa em Coimbra.

INTRODUÇÃO

Ayurveda significa «ciência da vida» em sânscrito. É o Sistema de Saúde mais antigo da História, desenvolvido na Índia, tendo sido imortalizado pelos livros de Charak Samhita por volta de 500AC.

O objetivo da Ayurveda é promover a saúde, a vitalidade, a longevidade e ambiciona que a resistência humana se assemelhe à da «Ginkgo Biloba» representada na foto.

Desenvolveu 8 especialidades interdependentes:

1-Kaya chikitsa, especializada no tratamento dos desequilíbrios internos

2-Bala chikitsa, especializada no tratamento das doenças nas crianças

3-Graha chikitsa, especializada nas doenças mentais e emocionais

4-Vurdwanga chikitsa, especializada nas doenças que se localizam na cabeça e no pescoço

5-Salya chikitsa, especializada na cirurgia

6-Agada chikitsa, especializada em toxicologia

7-Rasayana, especializada na prevenção da doença, promoção da longevidade e rejuvenescimento

8-Vajeekara chikitsa, especializada na fertilidade

AYURVEDA quais os benefícios?

A Ayurveda é literalmente o «livro de instruções» do ser humano, ensinando-o a cuidar-se adequadamente de modo a prevenir a doença, através de procedimentos de desintoxicação, alimentação, rotinas diárias, prática de ioga e meditação, massagens e plantas medicinais. É um estilo de vida que promove o autoconhecimento, ensinando o ser humano a estar conectado consigo mesmo e com o ambiente.

A Ayurveda influenciou grandemente e «estilo de vida» atualmente considerado «saudável». Mas pode encontrar os seguintes benefícios na Ayurveda relativamente a outras terapias de Naturopatia:

1-O protocolo de terapia é diferente consoante a constituição física, fisiológica e psicológica individual, designada de prakriti. Por exemplo, o jejum intermitente não é uma prática saudável para todas as constituições, no entanto está a ser praticado por muitos, com consequências negativas para alguns tipos de constituição.

2-O protocolo de terapia é diferente consoante a estação do ano. A Ayurveda define a influência do Ambiente na nossa saúde e estabelece essa relação consoante cada constituição individual. Assim sendo, determinadas pessoas têm maior probabilidade de adoecer no Inverno e outras no Verão, dependendo do seu prakriti. Conhecer a relação prakriti-ambiente permite-nos definir estratégias para melhorar a adaptação e resistência face às adversidades ambientais. Por exemplo, as patologias de natureza Pita são mais frequentes no Verão, por isso as pessoas com constituição Pita devem ter cuidados específicos neste período, com o objetivo de prevenir a doença.

3-O protocolo de terapia é diferente consoante a idade e sexo do paciente. A Ayurveda define as alterações no dosha ao longo da vida, definindo estratégias para promover a saúde e prevenir a doença em cada etapa da vida e para cada género.

4-A Fitoterapia Ayurvédica não foca apenas na composição fitoativa mas estabelece quais as plantas que são benéficas para cada tipo de prakriti. Esta visão holística da planta explica porque algumas plantas funcionam com algumas pessoas e outras não e tem-me surpreendido muito enquanto farmacêutica. Por exemplo, o Guggul, resina muito utilizada nos regimes de emagrecimento, não deve ser usada por mulheres de constituição Pita, pois agrava todo o tipo de patologia de natureza Pita.

5-O objetivo da Ayurveda é que o paciente seja autónomo nos seus cuidados de saúde, por isso o profissional de ayurveda fornece-lhe estratégias de autoconhecimento para que ele seja capaz de identificar o desequilíbrio e definir uma estratégia para reencontrar o seu equilíbrio.

AYURVEDA o que é o VIKRITI ou vikruthi?

Vikriti significa «alteração do corpo, mente e consciência» em sânscrito e surge quando o dosha se altera para além do Prakriti. O vikriti pode ter dosha Vata, Pita, Kapha ou uma combinação entre estes.

Conhecer o vikriti é fazer o diagnóstico da doença pela Ayurveda. Conhecendo o vikriti, o profissional de Ayurveda pode delinear um plano de tratamento, seguindo o princípio «oposto trata oposto».

Assim sendo, se o vikriti tiver dosha Vata, o tratamento será aumentar Pita-Kapha no organismo. Se o vikriti tiver dosha Kapha, o tratamento será aumentar Pita-Vata no organismo. Se o vikriti tiver dosha Pita, o tratamento será aumentar Vata-Kapha no organismo. Na prática clínica não é assim tão simples porque raramente surge um paciente com vikriti monodosha. É necessária experiência com a Ayurveda para diagnosticar o vikriti e prescrever o tratamento.

AYURVEDA como atua na doença?

Na doença, a Ayurveda atua através da alimentação, plantas medicinais, procedimentos de desintoxicação e tratamentos externos. Na Ayurveda Ancestral praticavam-se terapias com metais e sanguessugas nas doenças de elevada mortalidade, atualmente não utilizados.

Estão bem protocolados os alimentos, plantas e outros procedimentos internos, mas também externos, adequados para aumentar determinado dosha no organismo e devolver o equilíbrio.

Estão bem protocolados os procedimentos externos para aumentar ou diminuir o dosha no organismo. Por exemplo, o «basti» é um procedimento externo muito eficaz para tratar patologias com vikriti vata.

Além do tratamento, é objetivo da Ayurveda identificar a causa da doença e promover a sua eliminação, para prevenir recidivas. Na consulta de Ayurveda, o profissional de saúde não foca apenas na sintomatologia, mas principalmente na constituição física e psicológica do indivíduo, bem como procura identificar os fatores causais da doença, que transmite ao paciente. Daí que o paciente é o principal agente da cura, mudando hábitos e ambientes causais da doença. A cura não é o medicamento, mas o autoconhecimento.

AYURVEDA o seu conceito de saúde

O conceito de saúde pela Ayurveda não é apenas a ausência de uma doença orgânica, quantificável por exames imagiológicos e análises sanguíneas. É um estado de bem-estar pleno:

1-Há um equilíbrio do dosha no nosso organismo, considerando o nosso prakriti (sama dosha);

2-Os tecidos estão bem nutridos, considerando o nosso prakriti (sama dhatu)

3-A digestão ocorre normalmente, considerando o nosso prakriti (sama agni)

4-As excreções ocorrem normalmente, considerando o nosso prakriti (sama mala)

5-Há um equilíbrio entre a alma, a mente e os sentidos (prasana atma indrya manas), que se traduz na expressão da Alma através das nossas ações.

Este conceito de saúde perfeita, difícil de atingir, só é possível através do trabalho árduo, persistente e duo entre o profissional de ayurveda e o paciente.

AYURVEDA o mecanismo da doença

Segundo a Ayurveda todas as doenças iniciam no desequilíbrio do sistema digestivo, sendo que este existe ni plano físico, no plano mental e no plano espiritual. No plano físico, a doença ocorre pela seguinte ordem de desequilíbrios:

1-Fase 1 da doença: surge o Vikriti no Sistema Digestivo com alteração do agni;

2-Fase 2 da doença: há um agravamento do Vikriti no Sistema Digestivo com formação de ama no intestino;

3-Fase 3 da doença: O Vikriti e Ama vão para o plasma, sangue, pele e músculos;

4-Fase 4 da doença: AMA e Vikriti reagem com o órgão ou tecido enfraquecidos;

5-Fase 5 da doença: há manifestação clara da doença, com alterações orgânicas mensuráveis por imagiologia e análises clínicas;

6-Fase 6 da doença: surgem as complicações da doença porque o órgão doente afeta os outros órgãos.

TODAS AS DOENÇAS EM FASE 1 e 2 SÃO CURÁVEIS. São diagnosticadas pela MEDICINA OCIDENTAL apenas na fase 4 e 5.

AYURVEDA a importância da prevenção da doença

Sendo que todas as doenças, no plano físico, começam no desequilíbrio do sistema digestivo, é possível prevenir a doença se estivermos atentos à nossa digestão e corrigirmos maus hábitos alimentares que conduzam à seguinte sintomatologia, consoante o vikriti de cada um:

1-Vata: estar atento a gases intestinai e flatulência que pode ocorrer até 4h após as refeições; obstipação, peristaltismo retrógrado e refluxo adstringente.

2-Pita: estar atento a acidez e azia que pode ocorrer até 2 horas após as refeições; refluxo ácido e boca amarga.

3-Kapha: estar atento a diminuição do apetite ou náuseas que pioram comendo mas aliviam com o vómito, bem como sensação de estômago pesado após as refeições e refluxo adocicado ou salgado.

É também essencial estar atento a sintomatologia de ama no intestino:

1-cansaço, sensação de peso,

2-falta de apetite

3-cobertura branca na língua

4-mau hálito

5-urina e fezes com mau odor,

6-Transpiração com odor

AYURVEDA o que é AMA?

Designa-se por AMA as substâncias não digeridas pelo sistema digestivo ou em cada um dos 7 tecidos: plasma (rasa), sangue(rakta), tecido muscular(mamsa), tecido adiposo(meda), tecido ósseo(ashti), tecido nervoso(majja) e tecido reprodutivo(sukra). São consideradas BIOTOXINAS, que devem ser eliminadas:

1-glúten, proteína de difícil digestão;

2-caseína, proteína de difícil digestão;

3-fermentações no intestino, relacionadas com digestão não completa dos alimentos;

4-ácido úrico, considerado ama dos tecidos;

5-emoções não aceites ou deficientemente processadas, consideradas ama do sistema nervoso.

AYURVEDA e o anti-aging

A estratégia de anti-aging tem o seguinte protocolo:

1-Remoção de ama(biotoxinas) através da alimentação e fitoterapia

2-Equilibrar o agni(digestão) através da alimentação e fitoterapia

3-Controlar a Vikriti(o que está em desequilíbrio) através da alimentação, fitoterapia e estilo de vida

4-Fornecer orientação sobre estilo de vida de acordo com a Prakritti (constituição individual), de forma a prevenir a doença (swasthavritya)

5-Receber tratamentos internos e externos tonificantes (rasayana)

Quer fazer uma consulta de anti-aging pela Ayurveda?

https://www.sarabiokosmetica.com.consulta-mulher-ayurveda

CONCLUSÃO

A Ayurveda é um sistema de saúde cuja evidência é baseada na sensibilidade e experiência, transmitida através das gerações há mais de 5000 anos. É um sistema de saúde seguro e eficaz, apoiado pela atual ciência biomolecular com milhares de estudos científicos realizados por todo o mundo. Foi desenvolvida na Índia mas é atualmente praticada em todo o mundo e reconhecida por trazer um bem-estar ótimo de saúde física, mental e emocional, através do autoconhecimento e estilo de vida.

A Ayurveda tem sido uma inspiração ao longo da História, tendo contribuído para a evolução das atuais Psicologia, Fitoterapia e Naturopatia. Mas a enorme vantagem da Ayurveda sobre a Medicina Ocidental é que aquela sabe atuar antes do desequilíbrio se tornar orgânico e mensurável através de umas análises clínicas ou exame imagiológico. A Ayurveda é mestre na prevenção da doença e no anti-aging.

A Ayurveda é o seu livro de instruções para que viva autoconsciente e plenamente feliz! Exige aprendizagem, estudo e prática com disciplina, coragem, determinação e persistência. Quer conhecer-se verdadeiramente? Siga a Ayurveda, «the spirit, body and mind lifestyle».